Quem resolve trabalhar em casa enfrenta diversos desafios. Ter um ambiente onde se dividem dois mundos, o lar e o trabalho, exige muita disciplina, organização e um espaço adequado, reservado e restrito para desenvolver suas atividades sem se envolver com a rotina da casa durante o expediente. Outra questão são os outros. Sim, muitos pensam que quem trabalha em casa, não trabalha ou trabalha menos. Engano! O risco é de que, com o passar do tempo, seu home office se transforme em um depósito de tudo o que não tem um lugar próprio no mundo. Por isso, além de demarcar território, é necessário sempre determinar um lugar pra tudo, senão vira bagunça.
Neste nosso caso, havia na casa um quarto (um quartinho) que não era ocupado. Quer dizer, não tinha uma função específica, mas ocupado ... como era. Estamos falando do famoso “quarto da bagunça”. O desafio era criar dois espaços de trabalho e organizar tudo que estava fora do lugar.
Eis nosso desafio:
Havia uma escrivaninha antiga que todos achavam desengonçada e difícil de manter num quarto pequeno. A escrivaninha antiga foi mantida, além de bonita era um ótimo espaço de trabalho, cheia de gavetas para guardar de tudo. Porém, as dimensões dela não eram boas para o uso de computador (não entendeu? Olhe nas lições de ergonomia). Então, propomos mais um espaço de trabalho ao lado dela.
Precisávamos de mais espaço para os livros, as revistas , pastas e etc. Muitos destes itens ainda estavam em caixas porque não tinham um lugar para serem guardados. Achamos os suportes das prateleiras bem legais e descobrimos que ainda tinham vários sem uso na área de serviço, por isso apenas aumentamos as tábuas e redistribuímos os suportes. Para as tábuas cortamos ao meio uma tábua de cedrinho, aquelas usadas em andaimes de construção, com dimensão de 0,2 x 5m e forramos com contact branco.
A janela era em cima da rua. Quem passasse por lá via tudo o que estava acontecendo no quartinho (quartinho não!!! Agora home office...) e isso incomoda qualquer um que queira se concentrar, né? Então pensamos numa persiana que permite a entrada da luz, mas bloqueia o contato visual com a rua.
Para guardar toda a bagunça (roupa por passar, ventiladores sem uso, malas, mochilas e etc.) propomos um armário. E para guardar documentos, que tal um antigo arquivo de ferro, repaginado? Pintado de amarelo fica uma graça.
Vamos lá pra nossas primeiras ideias!
Nenhum comentário:
Postar um comentário